segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Passeio virtual mostra exposição de arte urbana

Trabalhos buscam promover a interação entre artistas e público

Por Bruno Loturco

O MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) reuniu o trabalho de seis artistas contemporâneos na exposição "De dentro para fora / De fora para dentro" com o objetivo de evidenciar limites e contrastes existentes nas artes e nos espaços. Os expositores começaram suas carreiras fazendo intervenções urbanas nas ruas da Grande São Paulo e atualmente expõem em galerias e museus. "A mostra tem também a proposta de renovar o público e trazer para um museu tão clássico uma arte de vanguarda. A ideia é colocar o público em contato com esse contraste", explica Baixo Ribeiro, um dos curadores da exposição.
Assim, Carlos Dias , Daniel Melim , Ramon Martins , Stephan Doitschinoff , Titi Freak e Zezão criaram grandes murais que ocupam todo o hall cívico e o mezanino do Museu e compõem o chamado sítio específico. Ou seja, instalações sob medida para o espaço do MASP. "Cada um dos artistas fez um grande mural e eles conversam entre si. A ideia é intensificar a interação entre os artistas e deles com o público", conta Ribeiro.
É essa relação que dá nome à exposição: De dentro para fora / De fora para dentro. "Ao entrar nas obras, entra-se em exposições individuais, com técnicas e materiais muito diversos", diz Ribeiro. Segundo o curador, ao circular por entre as instalações e pinturas, o público se transforma em parte da paisagem, compondo a cena urbana.
São mais de cem obras com os mais diversos formatos e que exploram painéis, construções e até o piso e contam a trajetória dos artistas nas ruas e avenidas. Ribeiro afirma que há a intenção de recriar a exposição - não com as mesmas peças, que serão apagadas depois do término da temporada paulistana - a partir do mesmo conceito, no Rio de Janeiro. A expectativa da equipe de curadores, que além de Ribeiro é composta por Mariana Martins e Eduardo Saretta, é receber 150 mil visitantes entre 20 de novembro de 2009, quando foi inaugurada a exposição, e 5 de fevereiro.
Clique na figura abaixo para começar o passeio virtual feito pelo Universia e que traz, além de diversas imagens, informações sobre as obras e seus autores:

Copiado: http://www.universia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário